Quando o Senhor Jesus quis formar nos discípulos o Seu caráter, subiu ao monte e começou a lhes ensinar, dizendo que a humildade não é apenas a maior virtude apreciada no ser humano, mas é, acima de tudo, a base da vida eterna.
O Senhor Jesus não somente ensinou, mas viveu durante toda a Sua vida terrena essa verdade.
O apostolo Paulo, cheio do Espírito Santo, diz:
“Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.” Filipenses 2.6-8
Em outras palavras, o Senhor Jesus, embora tendo a mesma natureza do Deus-Pai, não procurou tirar vantagem disso, mas Se esvaziou de Si mesmo e assumiu a condição de verdadeiro servo, a fim de revelar Seu Pai para o mundo. Entre as muitas provas disso, temos:
1) O Seu batismo nas águas por João Batista. O Filho de Deus, Rei dos reis e Senhor dos senhores, foi batizado por um homem do deserto.
Para se ter uma idéia melhor do quanto isso mostra a humildade de Jesus, basta imaginar, por exemplo, a rainha da Inglaterra sendo batizada na Igreja Universal da Rocinha, e por um pastor simples e humilde.
Quantas são as pessoas convencidas de estarem convertidas, que tem estado presas ao orgulho pessoal e não reconhecem a necessidade de sepultar a sua carne, através do batismo nas águas. Muitas estão presas também na timidez ou vergonha por pensarem nas supostas criticas de alguns irmãos.
2) Quando o Senhor Jesus Se inclinou para lavar os pés dos discípulos, não somente o fez como também os enxugou.
O salmista, exaltando o Senhor Deus, diz:
“Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclinar para ver o que se passa no céu e sobre a terra?” Salmos 113. 5,6
Ao mesmo tempo em que apresenta a grandeza de Deus, ressalta também Seu lado humilde, posto que “se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra”. Isso mostra que humildade é uma virtude que tem origem no próprio Deus.
Podemos, assim, entender melhor por que os humildes de espírito herdarão o reino dos céus; nasceram da Fonte da Humildade e viverão nela para sempre, pois lá está a sua subsistência espiritual!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado, sua opinião é de fundamental importancia!