Que bom ver voce por aqui! Deus o abençoe.

"O Senhor teu Deus esta no meio de ti,"

Que conforto maravilhoso saber que Deus esta em nosso meio.
Foi o que Cristo ensinou ao seus discipulos na narrativa de Mateus 8. 23 - 27.
Se os discipulos realmente vivessem a fé, não se intimidariam com a tempestade
que surrava o barco; a presença de Cristo, mesmo dormindo seria o bastante para
encorajar os corações daqueles homens.

Postagens Recentes

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

"

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os Instrumentos musicais e sua origem na Bíblia Sagrada

É evidente que há referências frequentes no Antigo Testamento, demonstrando que a música sempre desempenhou papel importante na cultura hebraica. O inventor da música foi Jubal, filho de Lameque, que "foi o pai de todos os que tocava harpa e flauta" - ver Gênesis 4.21.
Depois vemos Labão, quando repreendeu Jacó em Gênesis 31.27 porque saiu sem lhe permitir a alegria da despedida com cânticos, com tamboril e harpa. Depois das batalhas havia cânticos de triunfo - ver Êxodo 15.20.
Os instrumentos, entretanto, pertenciam a outras nações antigas do Oriente Médio, principalmente os Egípcios.
Os instrumentos mencionados na Bíblia podem ser divididos em três grupos musicais de corda, de sopro e de percussão.



1 - Instrumento de corda

Harpa - É o primeiro instrumento musical mencionado na Bíblia em Gênesis 4.21 e é o único instrumento de cordas referido no Pentateuco. Essa alusão sugere que tal instrumento talvez tenha tido origem na Síria. Tem havido diferenças de opinião, se tal instrumento era realmente a harpa ou era a lira.

Era um dos quatro instrumentos musicais levados perante os jovens profetas - ver 1 Samuel 10.5. Não se tem certeza quanto ao número de cordas deste instrumento. Em 1 Crônicas 15.21 diz que era oito cordas, mas a alusão da passagem está longe de ser definitiva.
A palavra harpa é igualmente empregada tanto em nossa versão portuguesa como em outras, para traduzir o termo aramaico qitros, que ocorre somente entre os instrumentos da orquestra de Nabucodonosor - ver Daniel 3.5.
Vem da mesma raiz de onde se originou a palavra europeia guitarra.

Saltério - Essa palavra se deriva do vocábulo grego que denota um instrumento tocado com os dedos, e não com um plectro (paleta). É geralmente aceito, que se trata de alguma espécie de harpa, embora sua descrição seja incerta. É mencionado em 1 Samuel 10.5 e, isso parece confirmar a opinião de que era de origem fenícia., embora houvesse pouco contato íntimo entre Israel e a Fenícia.


2 - Instrumento de sopro

Flauta - Esta palavra aparece seis vezes no Antigo Testamento. A flauta era usada em ocasiões festivas - ver Jeremias 48.36 - e também em lamentações como em funerais - ver Mateus 9.23.

Pífaro - Tradução dada por nossa versão do termo aramaico. Ocorre apenas em Daniel 3.7 e se deriva de uma palavra que significa "assobiar" ou "chiar". O som da maioria das flautas e pífaros é acompanhado de um som sibilante.

Trombeta - Ocorre com frequência no Antigo Testamento - ver em Jeremias 6.1. As principais trombetas eram de chifres de carneiro. Mais tarde foi utilizado o metal.

3 - Percussão

Campainhas - É uma palavra hebraica que significa "bater" e se encontra apenas uma vez em Zacarias 14.20; também é conhecido por címbalos, e provavelmente se refere ao disco ou concha de metal fixada aos arreios dos cavalos, que a tem de ornamento para que produzam um som estridente.

Címbalo - Essa palavra vem do grego, que significa vibrar ou tremer - ver em Salmo 150.5. Sabe-se da existência de dois modelos de címbalo.

a. Consistia de dois pratos chatos de metal, cada um seguro por uma das mãos e batidos um contra o outro.
b. Tinha formas de taças. Uma delas fixa e a outra era batida firmemente contra a primeira. No Salmo 150.5 há alusão a essas duas espécies de címbalos, ainda que não passe de uma conjectura.

Tamborim e pandeiro - Instrumento que se segurava e se batia com as mãos. Era usado para o acompanhamento do cântico e da dança -ver em Êxodo 15.20; e sempre associado com alegria, regozijo - ver Isaías 5.12, e festividades triunfais - ver em 1 Samuel 18.6.



Fonte: Apêndice de Bíblia Sagrada Edição em Língua Portuguesa - Torá Liv. e Editora Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é de fundamental importancia!


Fazendo a nossa parte

Comente!

Veja os melhores videos gospel!

Loading...

Seguidores

Lembre-se sempre disto:

" O Deus Eterno sempre cumpre o que promete; ele é amoroso em tudo o que faz" ( Salmo 145.13b )

Follow by Email

Radio Missões Ide Semear